sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Tipos de pele

Olá! Hoje vamos falar sobre os tipos de pele, suas características e necessidades. Aproveite essas dicas para tentar identificar o seu tipo de pele.

Pele oleosa

A pele oleosa possui poros dilatados, aspecto brilhante, espessura grossa e irregular, sensação desconfortável e gordurosa e tem tendência a acne (cravos e espinhas).
Já sabemos que junto de cada pelinho do nosso corpo há uma glândula Sebácea. O rosto, colo e costas são as áreas do corpo com maior quantidade de glândulas sebáceas, por isso tem uma tendência maior ao aparecimento de acne.
A pele oleosa tem uma grande produção de sebo das glândulas sebáceas, o que forma um ambiente propício à proliferação de bactérias, podendo gerar a acne.
Em toda pele oleosa sempre aparecem cravinhos, também chamados de comedões. Esses cravos são formados pela oxidação do sebo na entrada do folículo piloso, formando uma "rolha" impedindo a saída do sebo, formando assim a espinha.
Existem também peles oleosas que não tem acne, apenas alguns cravos ocasionais, mas em alguns casos ficam com aspecto muito oleoso e descamativo / seborréico. É necessário o equilíbrio da oleosidade para eliminar esse problema.
Por isso é importante o cuidado diário, normalizando a produção de sebo, eliminando as bactérias, os cravos e células mortas da superfície, deixando a pele mais lisinha e equilibrada.





Pele normal

A pele normal é mais equilibrada, tem espessura mediana, poros pouco visíveis, brilho saudável e natural. Oleosidade equilibrada e não tem tendência a acne.
Em sua maioria não tem necessidades maiores, mas também precisa de cuidados para manter o equilíbrio.









Pele seca

A pele seca é fina, áspera, opaca, tem poros imperceptíveis, tendência a descamação, pode apresentar sensação de ressecamento e repuxamento. É uma pele que apresenta sinais de envelhecimento precocemente se não for bem cuidada.
A produção de sebo é bem baixa, atrapalhando a proteção da pele, com isso perde-se mais água que o normal deixando-a com aspecto ressecado.
É muito importante manter uma boa hidratação, tanto ingerido quanto tópico (aplicado sobre a pele).
Para isso temos hidratantes faciais que são bem nutritivos e específicos para pele seca.



Pele mista

A pele mista possui a zona T (desta, nariz e queixo) mais oleosos, podendo apresentar poros dilatados, cravos e espinhas. Já as bochechas pode ter pele normal ou seca.
Precisa de equilíbrio entre as partes.
Se as laterais forem secas é melhor evitar o uso de produtos para pele oleosa nessa região aplicando apenas na zona T. 
Como sabemos que é mais difícil ter produtos diferentes para cada área do rosto, você pode usar produtos para todos os tipos de pele, mas sempre dando mais atenção a zona T para evitar o aparecimento de acne.





Pele sensível

Além dos outros tipos de pele também tem as peles sensíveis, que se irritam facilmente, tem tendencia a alergias, pode apresentar vermelhidão e descamação, geralmente deriva-se da pele seca, mas nem sempre estão ligadas. Em sua maioria são peles muito claras e precisam de muita proteção.
Precisa de cuidados especiais em busca do equilíbrio e normalização, precisa de produtos calmantes, com menor chance de causar alergias.






Cuidados faciais importantes:


- Usar produtos para seu tipo de pele para manter o equilíbrio e hidratação necessários.
- Fazer esfoliação semanal para remover células mortas.
- Usar máscara hidratante ou de acordo com as necessidades da sua pele, após esfoliação. 
- Usar protetor solar diariamente para prevenir manchas e outros problemas de pele.

Essas são dicas gerais para todos os tipos de pele, mas é importante saber as necessidades da sua pele para saber quais produtos usar. Agende uma consultoria e saiba mais!



E aí você conseguiu identificar o seu tipo de pele?

Precisa de ajuda? Deixe seu comentário. 



Se gostou, curta e compartilhe com os amigos 

para que todos possam conhecer e cuidar da pele.





Priscilla Fidelis
Consultora de Beleza RACCO Cosméticos
priscillaf.racco@gmail.com
(31)99301-2988


Nenhum comentário:

Postar um comentário