Olá! Muitas pessoas têm me perguntado como eu emagreci tão rápido, então resolvi fazer este post contando minha experiência e passando algumas dicas que aprendi. Mas a maioria dessas dicas são importantes para melhorar a saúde, mesmo se você não quiser emagrecer e estiver se sentindo bem com seu corpo, vale a pena ler o texto e aprender formas de melhorar a sua saúde e se sentir ainda melhor.
As gordurinhas extras começaram a me incomodar quando tinha que calçar e amarrar o cadarço do tênis, ao vestir alguma roupa e não me sentia bem, não me sentia confortável, minhas roupas já não me serviam como antes, estavam apertadas... mas como não tinha muito tempo livre não conseguia fazer atividade física o que dificultava o emagrecimento.
Primeiro procurei uma nutricionista que me passou um cardápio mais leve e saudável, me explicou sobre alguns alimentos e no que eles poderiam me ajudar. Com isso fui modificando a dieta ao meu gosto sem deixar de ser saudável.
Além disso tive uma ajuda extra da RACCO. Temos uma linha de alimentação saudável que pode auxiliar em diversos tratamentos, como emagrecer, ganhar peso (depende da forma usada), melhorar a pele, cabelo, melhorar o funcionamento do intestino e principalmente a saúde!
Perder peso e medidas muitas vezes parece difícil, mas é apenas uma questão de educação alimentar. Muitas pessoas fazem dietas malucas em busca do corpo ideal, mas poucas conseguem se manter nele. Isso acontece porque quando atingem o objetivo deixam a dieta de lado. Para evitar que isso ocorra, você precisa comer de forma agradável e ficar saciada.
Já vi muitas pessoas dizerem: "não emagreço porque não quero passar fome", e realmente isso é desnecessário, não é mesmo?!
Para isso precisamos pensar em alguns pontos:
1- O que eu realmente quero e por que? Emagrecer quantos quilos? Estou disposta a me educar por esse objetivo?
Pra mim, o mais importante é me sentir bem com meu próprio corpo e não como a sociedade e mídia impõe. Então é preciso pensar se você quer realmente isso porque está se sentindo incomodada ou porque todos a sua volta dizem que você precisa disso. É possível ser gorda ou não estar nos padrões de beleza da sociedade e se sentir bem e feliz com isso. Mas primeiro é preciso trabalhar isso internamente.
Neste momento é importante também saber opiniões médicas, fazer exames e ver se sua saúde está em ordem, fazer acompanhamento com nutricionista, endocrinologista e clínica médica, para ter certeza se é necessário emagrecer e quantos quilos é preciso perder.
Também é necessário saber se está disposta a se educar por esse objetivo, estudar suas prioridades...
Depois de ter essas respostas e estabelecer o objetivo podemos passar para o próximo passo:
2- A nossa alimentação é fruto de costumes desde a infância, mas em alguns momentos precisamos ver se isso está nos fazendo bem ou mal e saber se está na hora de fazer mudanças.
O nosso corpo responde a tudo o que ingerimos. E precisamos aprender a entender essas respostas: gases, inchaço, incômodo, dor de cabeça, intestino preso, pele e cabelos opacos, ressecados e quebradiços, essas são algumas formas do corpo reclamar da alimentação.
-> É importante saber qual alimento te faz bem ou mal. Então observe sua alimentação e identifique esses alimentos. Tente substituí-los.
Nós temos uma grande variedade de alimentos que a natureza nos dá, mas por costume e/ou pela facilidade dos industrializados esquecemos desses alimentos que são muito mais saudáveis e nutritivos.
Importância desses alimentos :
Fibras:
* As fibras incham dentro do estômago dando a sensação de saciedade, fazem uma limpeza no organismo e ajudam a formar o bolo fecal. Mas é importante beber bastante água para que isso ocorra da forma correta.
Podem ser encontradas em frutas, verduras, legumes, folhas e sementes.
Vitaminas e minerais:
* Cada vitamina e mineral tem uma importante função no nosso corpo. Antioxidante, formação de tecidos ossos e dentes, fortalecer o sistema imunológico evitando doenças, melhora a pele, cabelo, unhas, etc.
Água:
* O nosso organismo é feito de 60 a 70% de água e todas as nossas reações químicas internas dependem dela. Cada célula do nosso corpo, o bom funcionamento do cérebro, a digestão, o transporte dos nutrientes, precisamos de muita água em tudo no nosso organismo, e por isso ela é tão importante.
-> É recomendado que um adulto beba no mínimo 2 litros de água por dia, mas fazendo atividades físicas é necessário ainda mais.
No início do tratamento, mesmo que você só esteja fazendo trocas e reeducação alimentar, é importante observar alguns pontos:
Peso:
Saiba o seu peso, anote para acompanhar as mudanças. Na hora de pesar é importante ir com roupas e calçados leves (Se possível descalço). Não vá logo após refeições ou atividade física, aguarde alguns minutos. Procure pesar sempre com a mesma roupa e calçados (ou parecidos) para não interferir em seu peso. É bom acompanhar periodicamente, uma vez por semana ou da forma que preferir, mas lembre-se de não ficar neurótica pesando todos os dias, isso não vai ajudar.
IMC (índice de massa corporal):
O Índice de Massa Corporal é uma medida utilizada para medir a obesidade, adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade.
O sobrepeso e a obesidade, indicados pelo IMC, são fatores de risco para doenças tais como a hipertensão arterial, a doença arterial coronariana e odiabetes melittus, além de outras patologias consideradas de alto risco para a saúde Pública.
Hoje em dia, o IMC é utilizado como forma de comparar a saúde de populações, ou até mesmo definir prescrição de medicações.
O (IMC) Índice de Massa Corporal, apesar de ter alguns problemas ainda é o método mais rápido para obter a informação se está abaixo do peso normal, acima do peso ideal, ou obeso.
Existem vários sites que fazem o cálculo, Mas você também pode fazer se preferir.
Medidas:
Você também pode medir as áreas do corpo que deseja perder. Isso ajuda principalmente se for fazer tratamento tópico também, usando cremes para perder medidas ou massagens com esteticista.
A linha life RACCO é bem completa, com várias versões que podem ser misturadas ao leite ou água, vários sabores e pode ser usado em receitas de biscoitos, bolos, vitaminas, sucos, saladas de fruta, patê, e muitas outras.
São alimentos funcionais ricos em fibras, contém várias vitaminas porque são feitas a partir de frutas selecionadas.
Também tem as cápsulas que podem auxiliar em diversos tratamentos.
Para emagrecer basta substituir uma refeição ou parte dela, por exemplo no café da manhã trocar o cafezinho por um copo de Fibra life e comer uma torrada integral ou algo leve.
Ou substituir toda a refeição por um copo de Fit life.
O próximo passo para cuidar da saúde e emagrecer ou melhorar qualquer aspecto em seu corpo é entender a função dos nutrientes dos alimentos.
Carboidratos
Carboidrato é um macronutriente formado fundamentalmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Este macronutriente quando ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose e fornecer energia para as células.
Os carboidratos se dividem em três categorias: monossacarídeos, monossacarídeosos e Polissacarídeos.
Monossacarídeos – Possuem uma constituição química mais simples. Podem ter de um a seis átomos de carbono e geralmente possuem um sabor mais adocicado.
Monossacarídeosos – Consiste da união de dois monossacarídeos e são solúveis em água. Essa categoria de carboidrato libera lactose, glicose e maltose.
Polissacarídeos – Esse é o de maior importância biológica, pois se trata da união de vários Monossacarídeos. Contém celulose, amido e glicogênio como suas principais substâncias.
Consequência da falta de carboidratos no organismo
É muito comum que as pessoas, motivadas pelo desejo de emagrecer, tirem os carboidratos das refeições, passando a consumirem apenas proteínas. Essa é uma péssima dieta. Banir os carboidratos do dia a dia pode acarretar sérias consequências.
Veja alguma delas:
Perda de massa muscular – A falta ou o pouco consumo dos carboidratos fazem com que o organismo use as proteínas para gerar energia. Isso causa a perda de massa muscular.
Sobrecarga aos rins – Quando as proteínas servem de energia para o corpo, é formado o ácido úrico e ureia acima do necessário. Isso faz com que os rins fiquem sobrecarregados na filtragem desses elementos. Como consequência, a pessoa pode desenvolver pedras nos rins e cálculo renal.
Prejudica o funcionamento do cérebro – Os carboidratos são os combustíveis para o cérebro, sem eles, as células cerebrais perdem os nutrientes, diminuindo a eficiência das faculdades cerebrais do corpo humano.
Causa Cetose – É uma situação biocelular anormal proveniente da falta de carboidratos no organismo. A Cetose causa tontura, náuseas e em alguns casos diarreia.
Fadiga muscular – Os músculos são os principais afetados pela falta ou pelo pouco consumo dos carboidratos. Por tanto, tirar o carboidrato das refeições causa cansaço e indisposição física.
Todo carboidrato é fonte de açúcar por isso, é preciso maneirar nas quantidades.
Uma boa forma de observar se está abusando do nutriente é avaliar a sua alimentação. “Em um prato balanceado, metade tem que ser de verduras ou legumes, crus ou cozidos; um quarto de carboidratos e um quarto de proteínas”. Aliás, o carboidrato deve estar presente em todas as principais refeições. Só tome cuidado em relação ao jantar se sua rotina for de comer e ir deitar – nestes casos, pode ser mais interessante parar de ingeri-los mais cedo, já que o organismo não precisará de tanta energia.
Além da quantidade, também preste atenção na qualidade do alimento, pois existem carboidratos simples e complexos. Os simples, ou refinados, que são os mais comuns, como os do pão francês e do arroz branco, têm alto índice glicêmico – ou seja, provocam um pico de energia no corpo e têm rápida absorção. Já os complexos, como os alimentos integrais, têm baixo índice glicêmico, geram menos insulina no sangue e são absorvidos lentamente, o que ajuda na prevenção da diabetes e do acúmulo de gordura.
A diferença não tem a ver com a quantidade de calorias, que são muito parecidas entre todos os carboidratos, mas os carboidratos complexos são mais recomendados, a não ser em situações de grande esforço físico em que é preciso de um pico de energia imediato. O carboidrato é fundamental para quem quer ganhar músculos, para ter bom humor e para quem estuda também. A falta do nutriente gera fadiga, cansaço e perda de cognição. A questão é escolher o carboidrato certo.
Agora, para que você inclua os carboidratos certos na sua dieta (não se esquecendo de moderar na quantidade), veja uma lista de alimentos e reavalie sua rotina:
Pães
Eles estão muito presentes na nossa alimentação, mas a dica principal é: sempre que possível, opte pelos integrais, preparados com farinhas especiais. Eles são cheios de fibras, o que vai nutrir melhor o seu corpo, além de ajudar com que a liberação de açúcar seja feita de forma mais lenta no sangue.
Mas como toda regra tem exceção, para atletas e pessoas com atividades físicas muito intensas, pode ser interessante comer produtos de carboidratos simples e farinhas refinadas, já que elas dão energia imediata, antes ou depois da atividade.
Batata-doce
Como tem baixo índice glicêmico, não libera pico de açúcar no sangue. Isso faz com que a pessoa fique mais bem-disposta do que se estivesse comendo um carboidrato simples.
Um pico muito grande de insulina, e a posterior queda dela muito rapidamente, gera cansaço. Por isso sentimos aquele sono depois do almoço quando comemos carboidratos simples em grande quantidade.
Outros benefícios da batata-doce é que não contém glúten e pode ajudar na compulsão do açúcar, já que o sabor adocicado é fruto de uma enzima que ela possui. Uma dica é substituir o pão por batata-doce e preparar chips assados do alimento para o lanche.
Arroz
O branco, tradicional, é rico em carboidrato simples. Por isso, embora seja recomendado para atletas, por exemplo, deve-se tomar cuidado com a quantidade ingerida.
Já o integral é mais recomendado, mas como nem todo mundo se adapta ao sabor desta versão, pode ser mais facil ir cozinhando porções de arroz integral e branco juntas para adquirir costume com o sabor. Já o arroz preto, que além de carboidratos é rico em flavonoides e fibras, é uma dica para o preparo de risotos (neste caso, também substitua a manteiga por azeite).
Outra dica dos nutricionistas funcionais é sempre incluir um vegetal nas receitas, o que vai reduzir a quantidade de carboidratos ou deixar mais lenta a absorção deles. A fibra atrapalha um pouco a absorção do carboidrato.
Outras batatas e tubérculos
São ricos em carboidratos, mas também em fibras. Uma boa maneira para aproveitar estes nutrientes é consumi-los assados ou cozidos. Evite fritura – a não ser nos novos equipamentos que não usam gordura para isso.
Não é proibido misturar batatas a outras fontes de carboidrato, contanto que o somatório total das porções esteja dentro das necessidades individuais. Por exemplo, se você ingere duas colheres de sopa de arroz, pode tranquilamente dividir a porção entre uma colher de sopa de arroz mais uma de batata.
Cereais
Quinoa, amaranto, aveia e outros cereais são ricos também em proteínas, o que ajuda a metabolizar o colesterol.
A quinoa, por exemplo, foi declarada alimento do ano em 2013 pela Organização das Nações Unidas (ONU) por ser riquíssima em aminoácidos. Como fonte de carboidrato, pode substituir no dia a dia os nutrientes mais simples.
Uma sugestão é criar em casa sua própria granola, com flocos de quinoa, amaranto e milho, além de nozes e amêndoas, que podem ser misturados em receitas de lanches e café da manhã. Aumentar os nutrientes 'lentifica' a absorção de glicose.
Milho
Milho é carboidrato, e por isso é preciso tomar cuidado com misturá-lo com outras fontes deste mesmo nutriente. Ele tem ainda bastante fibra, que é interessante para aumentar a saciedade.
E por não ser um alimento processado, acaba não trazendo em sua composição elementos químicos que fazem mal à saúde.
Mel
Ele é rico em energia, com carboidratos como glicose e sacarose, além de poder ser funcional (quem é que não lembra dele na hora da gripe?), mas sua ingestão precisa ser feita com cuidado pois também é fonte abundante de açúcar e calorias.
Tapioca
É uma fonte boa de carboidrato porque tem baixo índice glicêmico e libera a glicose de forma mais lenta do que o pão simples, por exemplo.
No entanto, é preciso tomar cuidado com os recheios e evitar os muito doces e calóricos. Uma unidade, preparada com ovo e semente de chia, é uma boa opção para lanches e café da manhã.
Massas
Uma sugestao é preferir as massas de grão duro e o preparo Al dente (quanto mais o macarrão desmancha, mais aumenta a absorção dos carboidratos).
Além disso, assim como acontece com os pães, o macarrão integral é melhor do que a massa simples.
Os nutricionistas orientam a prestar atenção nos molhos: muitas vezes, são eles que deixam os preparos hipercalóricos. Sempre dê preferência aos molhos mais naturais, feitos em casa.
Bolos
Parte da rotina de lanches e sobremesas do brasileiro. Uma boa forma de incluí-los na dieta é adicionar algum farelo que tenha fibras no preparo. No de banana, por exemplo, adicionar aveia.
Assim, as fibras atrapalham a rápida absorção da glicose e ajudam a menor ingestão dos carboidratos, por tirarem espaço deles na receita e por promoverem saciedade.
Lembre-se: Os carboidratos são muito importantes para o corpo mas deve ser ingerido sem exagero!
Proteínas
As proteínas são macromoléculas constituídas por pequenas moléculas de aminoácido. Elas nos fornecem material para a construção e manutenção de órgãos e tecidos, como os músculos. O crescimento dos nossos cabelos e unhas só é possível graças às proteínas, por exemplo.
Proteínas podem ser adquiridas tanto no consumo de alimentos de origem animal como vegetal. Entretanto, as proteínas vegetais são consideradas incompletas, pois apresentam pouca variedade dos chamados “aminoácidos essenciais”, que são os aminoácidos que o nosso corpo não é capaz produzir. As proteínas animais, ao contrário das vegetais, contém todos os aminoácidos que nós necessitamos, e por isso são consideradas completas.
O nosso organismo necessita de proteínas, tanto para a função de construção como de reparação. As proteínas também ajudam na formação de enzimas, hormônios e anticorpos.
Uma alimentação que é rica em proteínas também nos ajuda a ganhar massa muscular e a perder gordura, desde que os exercícios físicos façam parte da rotina.
É de extrema importância que as proteínas sejam consumidas após treinos de exercícios físicos, pois os músculos ficam lesados e são as proteínas as responsáveis pela recuperação e formação do tecido muscular.
Sabemos que as proteínas de origem animal são as completas, mas e se a pessoa é vegetariana/ vegana? Nesse caso, é importante que ela passe por um acompanhamento nutricional com um profissional da área, para que este analise a alimentação do paciente e identifique quais coisas ele deve consumir, de acordo com as suas necessidades e rotinas diárias.
O consumo médio de proteínas que uma pessoa deve ter é, em geral, de 0,8 a 1,2 gramas por quilo que ela pesa. Uma pessoa de 80 quilos, então, deverá consumir entre 64 e 96 gramas de proteínas diariamente. Uma mastigação bem feita e ingestão de água antes e depois das refeições também são importantes.
Agora vamos falar sobre as vitaminas e outros nutrientes:
Vitamina A
Função: Preserva as células e tecidos do corpo, constitui os pigmentos visuais e combate os radicais livres.
Encontrada nos: vegetais verdes e amarelos, frutas amarelas e alaranjadas, fígado, leite e derivados, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau e outros.
Vitamina D
Função: Fortalece os ossos e dentes, promove o crescimento e favorece a absorção de cálcio e fósforo no organismo.
Encontrada em: leite e derivados, gema de ovo, fígado e etc. É sintetizada pelo sol em contato com a pele, por isso ele é tão importante para nós. Mas precisamos ter alguns cuidados.
Vitamina E
Função: É anti-oxidante, promovendo as estruturas celulares.
Encontrada em: gérmen de trigo, cereais integrais, vegetais folhosos, óleos, vegetais, gema de ovo e outros.
Vitamina K
Função: É importante para a coagulação sangüínea.
Encontrada em: vegetais folhosos, fígado e óleos vegetais.
Vitamina B1
Função: Trabalha no metabolismo, energético.
Encontrada em: cereais integrais, vísceras, legumes, etc.
Vitamina C (Ácido Ascórbico)
Função: Promove a absorção do ferro, atua na síntese do colágeno presentes nos tecidos, está presente nas reações metabólicas, é anti-oxidante e neutralizador de radicais livres.
Encontrada em: frutas cítricas, kiwi, goiaba, acerola, caju, tomate, batata, pimentão e vegetais folhosos.
Vitamina B2 (Riboflavina)
Função: Atua no metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios como componente de duas coenzimas.
Encontrada em: Leite, carnes, ovos, cereais, vegetais folhosos.
Niacina
Função: Participa na liberação de energia dos carboidratos, proteínas e lipídios e forma proteínas e gorduras.
Encontrada em: Fígado, aves, peixes, leguminosas, cereais integrais.
B6 (Piridoxina)
Função: É importante para o sistema nervoso e participa do metabolismo das proteínas e do glicogênio.
Encontrada em: cereais, leguminosas, vísceras, etc.
Ácido Pantotênico
Função: É componente da coenzima A, importante no metabolismo, energético.
Encontrada em: cereais integrais, leguminosas, ovos, etc.
Ácido Fólico
Função: Atua na formação do DNA e RNA para a síntese protéica. Participa também do transporte de oxigênio.
Encontrado em: leite, óleos, vegetais folhosos, vísceras etc.
Vitamina B12
Função: Indispensável no processo de formação das células do sangue e preserva as estruturas do sistema nervoso.
Encontrada em: fígado e outras vísceras, leite, ovos, etc.
Biotina
Função: atua como coenzima na síntese de carboidratos, lipídios e proteínas.
Encontrada em: cereais, vísceras, gema de ovo, etc.
Benefícios das Vitaminas:
* Melhora a pele e mucosas.
* Age sobre o sistema nervoso, trabalhando o metabolismo dos açúcares, das gorduras e das proteínas.
* Fornece energia ao organismo.
* Melhora a oxigenação celular.
* Ajuda nos processos de cura e rejuvenescimento.
* Age nos glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele.
* Age sobre o tecido conjuntivo, tem poder desintoxicante, combate o stress e também como antibiótico natural.
* Auxilia na cura de doenças e infecções.
O mais importante é você se sentir bem do jeito que é, e se manter saudável! Manter o amor próprio, saúde e autoestima em equilíbrio!
Dicas para manter o equilíbrio e bom funcionamento do organismo:
- Manter uma alimentação saudável e equilibrada, ingerindo alimentos mais naturais e integrais para maior ingestão de Vitaminas e fibras (frutas, verduras, lugumes, pão integral, arroz integral...);
- Beber em torno de 2 litros de água por dia, além de outros líquidos como chás e sucos;
- Evitar alimentos industrializados, pois têm muito sódio, corantes e conservantes (como enlatados, comidas congeladas e refrigerantes);
- Evitar o uso de açúcar em excesso. O melhor é usar outras formas de adoçar como o mel, açúcar mascavo ou adoçantes maturais;
- Evitar o uso de sal em excesso. O melhor é usar outros temperos para realçar o sabor dos alimentos sem prejudicar a saúde;
- Evite ficar muito tempo sem comer. Coma a cada 3 ou 4 horas em porções menores;
- Evite alimentos gordurosos como frituras, prefira assados ou grelhados; evite usar muito óleo para fazer a comida também;
Além da alimentação existem outros fatores que influenciam o excesso de gordura e obesidade.
Formato de corpo
Podemos observar a existência de vários formatos de corpo e por mais que você emagreça esse formato continua o mesmo. Existem muitos formatos, mas foram separados os mais comuns para comparar. Observe na foto abaixo para identificar o seu.
Como não se pode mudar este formato o que se pode fazer é reduzir gordura de alguns pontos e malhar para ganhar músculos em outros, deixando assim o corpo mais uniforme e equilibrado, se você sentir essa necessidade.
Também podemos contar com a ajuda de roupas para evidenciar ou deixar mais discreto alguns pontos do corpo, mas isso é assunto para outro post.
Existem vários tratamentos tópicos que ajudam a eliminar gordura localizada e celulite.
Temos a linha CICLOS d'RACCO que contém DMAE (Dimetilaminoetanol), uma substância proveniente de peixes que ajuda a hidratar e firmar a pele e os músculos, aliado a outros ativos para perder medidas, modelar a silhueta e acabar com a celulite.
Então para ter um corpo saudável, na forma que você quer e se sentir bem, o melhor é buscar um conjunto de ações no dia a dia unindo Boa alimentação, ingestão de água, cosméticos de qualidade, atividade física e paz interior!
Gostou? Curta, compartilhe e deixe seu comentário.
Priscilla Fidelis
Consultora de Beleza RACCO Cosméticos